Caligrafia Gótica


A Caligrafia Gótica é a mais elaborada, pois requer mais tempo e muita firmeza. De traçado vertical e muitos enfeites, existem poucas variações. A que nos vem sempre à mente é a Old English, a mais tradicional de todas elas, pois nos faz lembrar as letras bíblicas usadas pelos padres e freiras em suas subscrições, há séculos e séculos. Nesta categoria, inclui um modelo mais contemporâneo, conhecida como Vivaldi, mas que apresenta o mesmo grau de dificuldade na caligrafia.

Abaixo, alguns exemplos de modelos de letras góticas, com suas características visuais. As letras podem ser caligrafadas na cor correspondente à do seu convite, na proporção adequada, e você poderá perceber um pequeno relevo, devido aos materiais importados que são usados.



Gótico Old English

Esta é uma das mais rebuscadas letras que existe, muito utilizada em diplomas e pergaminhos. De traçado vertical, apresenta frisos e arabescos muito elaborados. Neste exemplo, o convite é em papel opaline branco, com a caligrafia em preto.




Gótico Frisée

Esta letra também tem um visual rebuscado, porém de traçado mais arredondado, com frisos ao redor das letras maiúsculas. Neste exemplo, o papel é opaline branco, e a caligrafia em marsala (vinho).





Gótico Ronde Francês

Esta letra não tem qualquer inclinação e seu formato arredondado lembra muito as letras pedagógicas que aprendemos na escola. No entanto essa escrita tem um aspecto romântico e pode ser aplicada em convites de ocasiões especiais. Neste exemplo, o papel é o telado branco e a caligrafia em ouro velho.




Gótico Árabe (ou Gotiquinho)

De inspiração nos traçados árabes, essa letra antiga tem como principal característica um desenho leve e curvilíneo nas maiúsculas. Neste exemplo, o envelope é em papel telado branco com a caligrafia em grafite.




Vivaldi

Apesar desta letra ser contemporânea, ela foi incluída na mesma categoria das letras góticas devido ao grau de dificuldade. Apresenta um elaborado desenho em formas de laçadas e uma grande riqueza visual. Neste exemplo, o convite é em dual-color, sendo o envelope em opaline preto e o convite em opaline cinza bem claro com as letras em preto e detalhes em prata. A caligrafia foi feita na cor prata para combinar com os detalhes internos.





É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, dos textos e imagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário