Dicas e Etiqueta Social


1) LISTA DE CONVIDADOS:

Componha a lista de convidados com antecedência e prepare-se para eventuais acréscimos de última hora. Pela experiência adquirida ao longo de mais de 20 anos de trabalho com eventos, é quase unânime o surgimento de aproximadamente 10% de convidados extras ou esquecidos. Ou seja, se você tem uma lista inicial de 150 convidados, terá uma primeira lista complementar de aproximadamente 15 convidados... Por isso, é bom calcular um número a mais de convites na hora de encomendá-los. 

Obs.: essa regra de 10% é válida se as famílias dos noivos forem organizadas e já tiverem um rascunho da lista inicial. Famílias grandes normalmente acabam precisando de mais convites extras, então é melhor aumentar essa margem para até 20%. Lembre-se que sempre vai ter alguém na família que vai ficar lembrando de convidar fulano, ciclano, beltrano a cada 5 minutos... Aqui vale aquela regra de ouro: melhor sobrar do que faltar!!!

As listas devem ser datilografadas, com o nome completo do convidado e o tratamento a ser dado (ver item 2). Se a caligrafa vai fazer a colocação de senhas, lacres e plástico você deve acrescentar na sua lista duas colunas: uma para senhas e outra para sugestões de presentes. Não se esqueça de verificar a grafia correta dos nomes e a acentuação ANTES de mandar caligrafar. Não serão aceitas listagens à mão e nem listas complementares por telefone.

Caso contrate o serviço de caligrafia comigo, eu tenho uma regra simples: nunca deixo de fazer nenhum convite extra, porém, para não comprometer os trabalhos de outros clientes que agendaram com antecedência, designei a sexta-feira para ser o dia semanal das Listas Complementares. Assim, todos podem organizar as listas com os acréscimos de última hora, sabendo que elas ficarão prontas às sextas-feiras, para que possam ser distribuídas no final de semana.


2) TRATAMENTOS:

Defina o tipo de tratamento a ser usado para toda a sua lista, obedecendo um padrão do início ao fim. Existem alguns tipos de tratamento que explicarei a seguir:

*** Tratamento Formal: 

Utiliza "Sr." "Sra." e "Srta." para todos os convites. Este tratamento é utilizado para cerimônias mais formais, onde grande parte dos convidados não são pessoas íntimas das famílias. Eventualmente usa-se também o tratamento para Dr. e Dra. 

Visualmente, quando for um casal pode-se utilizar uma formatação deslocada (modelo 01) ou linear (modelo 02). Para o "e Família" é sempre posicionado abaixo do nome e deslocado para a direita.

Modelo 1
Modelo 2
Modelo 03
Modelo 04


*** Tratamento Informal: 

Não utiliza "Sr." "Sra." e "Srta." para os convites. Este tratamento é mais utilizado para cerimônias informais, onde a maioria dos convidados são pessoas íntimas das famílias ou quando os noivos e convidados são bem jovens. 

Modelo 01
Modelo 02



3) CONVITES: 

Encomende os seus convites com no mínimo 4 a 6 meses de antecedência de seu casamento, pois as gráficas costumam pedir até 30 dias para a confecção dos mesmos. Quando for confirmar o pedido leve com você todos os dados necessários: nomes completos dos pais do noivo e da noiva, nomes completos dos noivos, data, hora e local da cerimônia religiosa, local da cerimônia civil e endereços dos noivos.

Lembre-se de encomendar aproximadamente 15% ou 20% a mais de convites para os nomes complementares que surgirão nos meses que antecedem seu casamento.  

Assim que você tiver aprovado a "prova final" de seu convite, e corrigido todos os erros, contrate o profissional que vai fazer o serviço de caligrafia. Não deixe para a última hora, pois o/a caligrafo/a poderá estar já ocupada com outros trabalhos já agendados.

Existem vários modelos de convites dos tradicionais aos mais modernos:  

a) Convites em papel liso ou texturizado, na cor branca ou tonalidades claras, impressos em cor preta ou tons escuros, com ou sem relevo americano.

b) Convites em papel liso ou texturizado, em cores escuras, impressos em cores claras, eventualmente dourado ou prateado, com ou sem relevo americano.

c) Convites em papel liso ou texturizado, com forro interno, e com o mesmo contraste de cores dos itens acima, com ou sem relevo americano.

d) Convites modernos com técnicas de pop-up, dobradura, ou com encaixe de aba.

Mais algumas observações devem ser feitas, quanto à escolha do convite:

Evite papel 100% reciclado feito artesanalmente, pois o bico-de-pena é como uma ponta de agulha e na hora de caligrafar vai puxar os "pelinhos" do papel reciclado, funcionando como um pincel. O trabalho da caligrafia vai ficar comprometido.

Se optar por modelos de convites arrojados, como os mencionados no item (d) acima, consulte com antecedência o/a calígrafo/a para saber se é possível caligrafar em seu modelo. Algumas vezes, o convite impossibilita o uso dos serviços de caligrafia justamente pouco tempo antes da entrega dos mesmos, o que causará um grande stress aos noivos.

Um mês antes do seu casamento os convites já devem estar entregues aos convidados. Listas complementares podem ser entregues no máximo até 25 a 20 dias antes da cerimônia.




É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site, dos textos e imagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário